Sobre a Quadrilha…
A festa Junina é o momento de maior encontro do meio urbano com as culturas populares tradicionais. Nelas são revividas as tantas tradições que vêm sendo esquecidas na contemporaneidade. Cabe aos artistas de agora criar e pensar em estratégias que aproximem as culturas populares do nosso povo, afinal ela constitui nossa identidade.
Partindo desse pressuposto, nasceu em 2018, a Quadrilha Junina “Caipiras da Mata” com o objetivo de promover este encontro entre cultura popular e sociedade da atualidade que tem sido cada vez mais raro. Do município de Mata de São João, Bahia, a quadrilha junina baiana foi criada por um grupo de artistas locais que sempre almejaram ter pulsante o movimento junino na cidade.
Com uma trajetória curta, mas intensa, a quadrilha vem se destacando no cenário cultural baiano por promover trabalhos artísticos que prezam por enredos que rememoram as tradições juninas como elas são: nas ruas, praças e largos do interior. Passando pelo costume enfeitar suas casas e preparar os mais gostosos pratos típicos da época, os louvores aos santos juninos, Santo Antônio, São João e São Pedro, e ainda simpatias e rezas que são levadas tradicionalmente em seus espetáculos juninos. Todas as obras permeadas por artifícios teatrais, muita dança e sempre um repertório que reúne clássicos de Luiz Gonzaga, Gilberto Gil e Dominguinhos.
Hoje, as quadrilhas juninas têm ganhado um novo fôlego: grandes cenários, figurinos luxuosos, efeitos especiais. Tudo isso é entendível, visto que, a manifestação precisou incorporar tais elementos para permanecer viva. Ainda assim, a Quadrilha Junina Caipiras da Mata preza por equacionar tradição e contemporaneidade. Logo, a Junina sempre registra a importância da manifestação popular e que esta essência deve permanecer.
No ano de seu nascimento, em 2018, a quadrilha Junina preparou um trabalho que percorreu as ruas da cidade e do município vizinho fazendo diversas apresentações reunindo 40 jovens brincantes. Na história “Junino, um viajante apaixonado pelo São João” ao saber que a chuva retornara para o sertão, volta à sua cidade no dia da festa do seu Santo amado e vai revelar os encantos da festa para o público.
O trabalho repercutiu em Mata de São João e nos municípios vizinhos que em 2019 dobrou o número de participantes, chegando a 42 pares dançando (84 pessoas) em quadra para reafirmar a força da tradição junina. Neste mesmo ano, a Caipiras da Mata levou à cena o espetáculo “Junina O Senhor Tolere, isso Sertão!”, uma história que versou sobre política e arte em tempos tão difíceis. A Quadrilha concorreu com o grupo de acesso no campeonato da Bahia e foi vice-campeã, garantindo seu ingresso para o grupo especial em 2020. Ainda em 2019, foi vice-campeã do concurso de Dias D’Ávila concorrendo com as mais famosas quadrilhas da região metropolitana de Salvador.
Em 2020, a quadrilha já estava com tudo encaminhado para seu no espetáculo junino, começado os ensaios, mas por conta da pandemia tivemos que interromper as atividades presenciais, encontrando nas redes sociais uma importante ferramenta de diminuir a distância.
Com o apoio da prefeitura Municipal de Mata de São João, a quadrilha garante o espaço para seus ensaios, a Quadrilha Junina Caipiras da Mata vem realizando uma ação de promoção da Cultura junina muito importante para o município de Mata de São João. Paralelamente, a quadrilha possui um viés ligado a arte-educação. São 32 pares que se revezam dançando os ritmos juninos cuja maioria são de jovens brincantes na faixa etária de 18 a 25 anos, o que aumenta a necessidade de alinhamento da arte, educação e cultura popular, visto que estamos falando aos jovens de hoje de uma tradição centenária construtora da identidade brasileira.
A Cultura Popular e as linguagens artísticas estão a serviço da comunidade aproximando as pessoas das tradições, principalmente os jovens do município, bem como das linguagens artísticas, despertando o interesse pela área. Logo, a quadrilha junina Caipiras da Mata, tem um caráter formativo e acredita na arte como veículo potente de aprendizado.
Diferenciais…
- Quadrilha composta, em sua maioria, por adolescentes e jovens;
- Quadrilha que nasce numa perspectiva de alinhamento da arte, cultura popular e educação;
- Equipe artística qualificada com reconhecimento no cenário artístico baiano;
- Importante Polo Artístico de Mata de São João.
Histórico – Espetáculos Juninos
- 2018 – São João da Bahia
- 2019 – Tolerem! Isso é Sertão