A prática ARTÍSTICA pode estar ao alcance de todos, independentemente de aptidão especial. Qualquer pessoa é capaz de cantar, tocar, interpretar e dançar em condições externas adequadas, tais como ambiente facilitador da concentração, orientação e regularidade.
Uma vez integrante do CONSERVATÓRIO, toda a criança, adolescente ou jovem tem a possibilidade de trânsito interno. A conectividade busca motivar ao máximo, por meio da participação em ensaios, apresentações públicas, seminários, masterclass, palestras, capacitações e troca de experiências, na busca por objetivos maiores e na aspiração por excelência.
As oficinas musicais e artísticas tem o objetivo estimular e incentivar o gosto à música nacional e regional, desenvolvendo a inteligência artística cultural e a socialização por meio das aulas em grupos e conhecimentos musicais artísticos e regionais com o ensino melódico, harmônico e rítmico e interpretativo através de aulas de fácil entendimento.
Sistematizando as metodologias e informações, traduzindo-as em uma construção de pressupostos teórico-práticos, que subsidiam a elaboração da matriz curricular, sustentada por uma fundamentação teórico-conceitual, que possibilite o reconhecimento, por parte de outros espaços de formação.
No conteúdo programático da oficina estão incluídos iniciação ao musical (nomenclatura, cifras, as notas, função dos dedos); prática dos acordes naturais maiores, menores e maiores com sétima da dominante sem pestana (mudança de acordes, combinações harmônicas); vivência rítmica através de batidas (rasgueado e dedilhado) ao violão combinando os seguintes estilos musicais variados e exercícios melódicos para independência e fixação da mão esquerda.